sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os 10 filmes que a poeta Jeanne Araújo levaria para uma ilha deserta


1. Diário de uma paixão (Nick Cassavetes)
2. 300 (Zack Snyder)
3. Dança com lobos (Kevin Costner)
4. O menino do pijama listrado (Mark Herman)
5. Titanic (James Cameron)
6. O conde de monte cristo (Kevin Reynolds)
7. O leitor (Stephen Daldry)
8. Homens de honra (George Tillman Jr.)
9. O ultimo samurai (Edward Zwick)
10. Quando Nietzsche chorou (Pinchas Perry)

Jeanne comenta: “Se fosse possível levar mais 3 filmes, ainda acrescentaria os brasileiros “Divã” e “Tropa de elite” 1 e 2”.

Os 10 filmes que a atriz Quitéria Kelly levaria para uma ilha deserta


  1. Uma mulher sob influência – ( John Cassavetes)
  2. Desde que Otar partiu – (Julie Bertucelli)
  3. Fale com ela – (Pedro Almodovar)
  4. Gato preto, gato branco ( Emir Kusturica)
  5. Dogville (Lars Von Trier)
  6. O Fabuloso destino de Amelie Poulan – (Jean)
  7. A viagem de Chihiro (Hidao Myiazaki)
  8. As invasões bárbaras (Denys Arcand)
  9. Trovão Tropical
  10. A estrada da vida (Fellini)


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os 10 filmes que a jornalista Gladis Vivane levaria para uma ilha deserta

 
1-O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet)
2- Priscila - A Rainha do Deserto (Stephan Elliot)
3- Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore)
4- O iluminado (Stanley Kubrick)
5- Gilda (Charles Vidor)
6- Closer (Mike Nichols)
7- Irreversível (Gaspar Noé)
8- Kill Bill (Tarantino)
9- Amarcord (Fellini)
10- Fale com Ela (Almodóvar)

Gladis comenta:
 “Considerando que esses serão os filmes que verei para o resto da vida (se a ilha for deserta mesmo e difícil de ser encontrada), escolhi os que -por motivos diversos- ainda quero rever várias vezes. Porque que me marcaram de alguma forma, ou porque são sempre atuais. Também pensei em conseguir, através dos filmes, não esquecer os sentimentos humanos- amor, medo, alegria, raiva...
Então levaria “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, porque é lindo e talvez seja meu filme preferido. ‘Priscila’, porque era o meu preferido quando criança, o que deve explicar muita coisa da minha vida adulta rs. ‘Cinema Paradiso’ tinha que estar lá para me emocionar. ‘O Iluminado’, para sentir um pouco de medo. ‘Gilda’, porque nunca houve mesmo uma mulher como ela. ‘Closer’, porque tem os melhores diálogos e as melhores dores de cotovelo. ‘Irreversível’, por ser tão perturbador. ‘Kill Bill’ por ser tão divertido e tão Tarantino. ‘Amarcord’ para não viver sem Fellini e ‘Fale com Ela’ para não viver sem Almodóvar. Talvez de última hora eu fizesse uma substituição e deixasse algum dessa lista para levar um filme brasileiro, e seria ‘Cidade de Deus’. Também pediria para levar um box de ‘Sex and The City’ e outro de ‘Lost’ - que além de ser uma séria viciante, é cheio de "técnicas de sobrevivência" para ilhas desertas (apesar de a ilha de Lost não ser lá muito deserta...)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os 10 filmes que a empresária e maquiadora Nalva Melo levaria para uma ilha deserta

1-Amarcord (Fellini)
2-Shakespeare apaixonado (John Madden)

3-Dança com lobos (Kevin Costner)
4-Perfume de mulher (Martin Brest)
5-Cinema Paradiso (Giuseppe Tornattore)
6-Doutor Jivago (David Lean) - foto

7-O pequeno Buda (Martin Scorcese)
8-Gladiador (Ridley Scott)
9-Divã (José Alvarenga Jr.)
10-Cadillac Records (Darnell Martin)




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

10 filmes para uma ilha deserta


Entre 2009 e 2010 iniciei no meu blog Noticiando com amigos e amigas do universo cultural (e outros segmentos) uma brincadeira cinéfila inspirada por uma enquete feita pelo jornal Folha de S. Paulo, que consistia em fazer a seguinte pergunta: “Se você fosse para uma ilha deserta, quais seriam os 10 filmes que você levaria?”. O teor bem humorado da pergunta já explica a brincadeira, captada pelos participantes. Não se tratava dos melhores filmes da história, nem dos que mais marcaram o cinema na opinião de cada um, mas aqueles que fariam a estadia na ilha deserta ser menos tediosa, alegre, emocionante. Enfim, os filmes que marcaram a vida de cada um, de maneira subjetiva e passional.
Incentivado por amigos cinéfilos, resolvi retomar a brincadeira neste Veludo Azul. Periodicamente (espero que diariamente) vou resgatar a lista dos 10 filmes de muita gente boa que entrou na brincadeira e também acrescentar mais listas. Reabrindo os trabalhos, segue a lista do escritor e poeta Nei Leandro de Castro. 



Os 10 filmes que o escritor e poeta Nei Leandro de Castro levaria para uma ilha deserta

1 - Luzes da cidade (Chaplin) - foto
2 - Ladrões de bicicleta (De Sica)
3 - Hiroshima mon amour (Resnais)
4 - Cidadão Kane (Orson Welles)
5 - Gritos e sussurros (Bergman)
6 - Roma, cidade aberta (Rossellini)
7 - Depois do vendaval (John Ford)
8 - Apocalipse (Coppola)
9 - Matar ou morrer (Zinnermann)
10 - Amarcord (Fellini)


terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Tropa de Elite 2" é o representante do Brasil no Oscar 2012

Valmir Moratelli, iG

Foto: Divulgação

O representante do Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro será "Tropa de Elite 2", de José Padilha. A escolha foi anunciada nesta terça-feira (20), em cerimônia realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O longa foi selecionado a partir de uma relação de outras 15 produções, que incluiam títulos como "Bruna Surfistinha", "Lope" e "Vips".
Acesse o especial Oscar
A lista de indicados ao Oscar 2012 será anunciada no dia 24 de janeiro, e os vencedores serão conhecidos no dia 26 de fevereiro, em festa realizada no Teatro Kodak, em Los Angeles. A apresentação será de Eddie Murphy.
Em toda a história, o Brasil concorreu quatro vezes ao Oscar de filme estrangeiro, mas nunca ganhou. Os indicados foram "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso Companheiro" (1998) e "Central do Brasil" (1999). Em 2004, "Cidade de Deus" concorreu a quatro estatuetas, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles, mas não entrou na disputa de melhor filme estrangeiro.
Os últimos cinco indicados para representar o Brasil no Oscar foram "Lula, O Filho do Brasil" (2011), "Salve Geral" (2010), "Última Parada 174" (2009), "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", (2008) e "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2007). Nenhum deles passou para a última fase, que contempla os cinco concorrentes finais à estatueta.
"Tropa de Elite 2" é o maior sucesso da história do cinema brasileiro. O longa foi visto por 11 milhões de espectadores, batendo o recorde de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de 1976.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filme libanês vence prêmio do júri popular no Festival de Toronto

  • A libanesa Nadine Labaki, diretora do filme Where Do We Go Now?, vencedor do Festival de Cinema de Toronto A libanesa Nadine Labaki, diretora do filme "Where Do We Go Now?", vencedor do Festival de Cinema de Toronto

    Uol Cinema
TORONTO (AP) -- "Where Do We Go Now?", uma comédia agridoce situada num Líbano devastado pela guerra,  a bittersweet comedy set in war-torn Lebanon, derrotou dois bem-recebidos trabalhos estrelando George Clooney para vencer o prêmio do júri popular no domingo (18) no Festival de Cinema de Toronto.
O prêmio Cadillac People's Choice, que também inclui um prêmio em dinheiro de 15 mil dólares canadenses, é votado pelo público do festival e tem sido tipicamente considerado um termômetro para o sucesso no Oscar.
O filme feminista da diretora e atriz libanesa-canadense Nadine Labaki sobre mulheres de uma vila empenhadas em manter seus homens fora de uma guerra religiosa foi escolhido no começo do mês como o representante do Líbano para a categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011.
Labaki, que também estrela o longa, estava viajando pela Europa quando soube da notícia, que foi anunciada domingo num brunch de encerramento do festival, que durou 11 dias.
A curadora do festival Rasha Salti aceitou o prêmio em nome da cineasta, lendo um comunicado enviado por Labaki de um aeroporto na Alemanha.
"Estou emocionada, estou feliz, estou em êxtase, estou animada - o meu dia que tinha acabado de começar com o pé errado, porque meu voo foi cancelado, acaba de ser virado de cabeça para baixo", disse Labaki, 37, em seu comunicado.
"Estou correndo e pulando pelo aeroporto de Frankfurt. Amanhã vamos exibir "Where Do We Go Now?" pela primeira vez no Líbano e estarei feliz e orgulhosa de anunciar a notícia para minha equipe, minha família e o público libanês".
O diretor do festival Piers Handling notou que foi um triunfo surpreeendente para um filme que foi ofuscado por longas de Hollywood com divulgação pesada e encabeçado por estrelas. Esses incluem dois filmes de George Clooney, "The Descendants" e "The Ides of March"."
"Temos filmes muito famosos no festival e alguns que muitas pessoas estão comentando e tenho certeza que eles irão concorrer a prêmios", diz Handling. "Mas o filme de Nadine obviamente se conectou com o público de maneira significante porque foi um vencedor claro".
A escolha do público do ano passado, "O Discurso do Rei", venceu quatro Oscars, incluindo melhor filme, e o vencedor do júri popular em 2008, "Quem Quer Ser um Milionário?", levou o prêmio de melhor filme e outros sete Oscars.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tim Burton prepara filme sobre vampiros (com Johnny Depp, claro!)


Lá vem filme novo de Tim Burton. Leio no ótimo site Omelete http://omelete.uol.com.br/ que o cineasta dirige na Inglaterra (onde mora há anos), a adaptação ao cinema do seriado sessentista Dark Shadows. As primeiras imagens de Johnny Depp como o vampiro Barnabas Collins foram registradas no set.
Em Dark Shadows, novelão sobrenatural que o canal ABC exibiu nos EUA entre 1966 e 1971, acompanhamos a rotina da estranha família Collins, mudada quando Barnabas é despertado do seu caixão na cripta familiar. Mal suspeitam os Collins que Barnabas é um dos seus antepassados mais distantes, um vampiro de 175 anos que acorda sedento por sangue e morto de saudades do seu antigo amor, Josette.
No filme, ambientado em 1972 Depp interpreta Barnabas adulto e Thomas McDonell faz o personagem jovem, enquanto Michelle Pfeiffer vive a matriarca dos Collins, Elizabeth. Jackie Earle Haley, Bella Heathcote, Eva Green, Helena Bonham Carter, Jonny Lee Miller, também estão no elenco.