terça-feira, 13 de setembro de 2011

15 filmes brasileiros disputam vaga no Oscar 2012


Ramon Ribeiro
Da Revista Catorze

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc) recebeu a inscrição de 15 longas para participar da seleção filme brasileiro que será indicado para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011.
A produção brasileira escolhida será anunciada pela Comissão Especial de Seleção, no dia 20 de setembro. Já os cinco filmes selecionados para concorrer ao Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro serão anunciados em 24 de janeiro do próximo ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de fevereiro de 2012.
A comissão de Seleção é composta pelos seguintes nomes: Ana Paula Dourado Santana (secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura); Carlos Eduardo Carvalho Pacheco (presidente da Associação Brasileira de Cinematografia); George Torquato Firmeza (ministro do Departamento Cultural do Itamaraty); e os representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello. Este ano o MinC aboliu a participação do internauta, ideia criada ano passado.
Em 2011 o filme escolhido foi “Lula, o Filho do Brasil”, de Fábio Barreto. Em 2010 o MinC optou por “Salve Geral”, de Sérgio Rezende e em 2009 o selecionado foi “Última Parada 174”, de Bruno Barreto. Nenhum dos longas chegou a ser indicado a estatueta.
Confira abaixo os 15 filmes na disputa.

A Antropóloga, de Zeca Nunes
As mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes
Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo
Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini
Estamos Juntos, de Toni Venturi
Família Vende Tudo, de Alain Fresnot
Federal, de Erik de Castro
Filme Vips, de Toniko Melo
Histórias Reais de um Mentiroso VIPS, de Mariana Caltabiano
Lope, de Andrucha Waddington
Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini
Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona
Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade
Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Tropa de Elite 2, de José Padilha

Alemanha e Portugal escolhem documentários para a disputa do Oscar de filme estrangeiro
Enquanto o representante brasileiro será anunciado apenas em 20 de setembro, outros países já definiram seus filmes concorrentes a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Na Alemanha o escolhido é “Pina”, de Wim Wenders, documentário em 3D que mostra vida e obra da coreógrafa alemã.Pina Bausch. Em Portugal o selecionado é “José e Pilar”, documentário de Miguel Gonçalves Mendes produzido por Fernando Meirelles e que narra a relação entre o escritor Nobel da Literatura José Saramago e a sua companheira Pilar del Río.
Noruega, Holanda, Marrocos e Venezuela também já definiram seus candidatos, assim como a Hungria, que selecionou “O Cavalo de Turim”, filme em preto e branco do cineasta Béla Tarr que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano.

2 comentários:

  1. Quando a gente vê "Bruna Surfistinha" e "As mães de Chico Xavier" na lista dos filmes que podem representar o Brasil no Oscar, a gente entende porque o Brasil nunca ganhou nenhom Oscar...

    ResponderExcluir
  2. Juntando todos esses 15 filmes não dá a metade de Central do Brasil, o melhorzinho brazuca que concorreu ao Oscar nos últimos tempos.

    ResponderExcluir