1 Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969)
2 Madame Satã (Karim Aïnouz,2002)
3 Magnólia (Paul Thomas Anderson, 1999)
4 1984 (Michael Radford)
5 Ensaio de Orquestra (Fellini, 1978)
6 Império dos Sentidos (Nagisa oshima, 1976)
7 A festa de Babete (Gabriel Axel,1987)
8 O cheiro do Papaya Verde ( Tran Ahn Hung, 1993)
9 Meia Noite em Paris (Woody Allen, 2011)
10 O Tempero da Vida (Tassos Boulmetis,2003)
Gabriela Sales diz: “Como disse, sou péssima com listas e pra conseguir essa, fiz um sorteio entre os 30 melhores filmes que assisti. Ensaio de Orquestra é sem dúvida um dos preferidos, por mostrar a fragilidade de uma entidade, por revelar a personalidade de cada instrumento e instrumentista.
Adorei que Macunaíma tenha sido sorteado, pois é sempre garantia de boas risadas.
O Império dos Sentidos foi o único que não entrou no critério de escolha, esse não abriria mão de forma alguma... Adoro o silêncio desse filme, a entrega de almas e corpos e o erotismo sem limite.
A Festa de Babete, O Cheiro do Papaia Verde e o Tempero da vida, são filmes que me emocionam sempre, por tratarem do assunto que mais amo que é gastronomia.
Madame Satã também gostei muito quando assisti, tem uma luz linda e mostra uma malandragem poética do Rio de Janeiro na década de 20.
Magnólia, um filme hipnotizante! Adoro o momento que todos cantam juntos e a cena da chuva de sapos, muito lindo!
Meia Noite em Paris, o mais recente filme do Woody Allen e talvez um dos melhores.
1984, baseado na obra de George Orwell, profético e super atual.”
Gostei do resultado, mas poderia ter pelo menos três filmes do Pedro Almodóvar e mais uns dois do Fellini e muitos outros que me influenciaram e marcaram de alguma maneira.
Na verdade, Madame Satã se passa na década de 30.
ResponderExcluirValeu Gabi,
ResponderExcluirNão vi "O cheiro do papaya verde" nem "O tempero da vida", anotei a sugestão, adoro filmes que envolvem sabores. Dou reforço ao "Meia noite em Paris" mas sou suspeita porque sou apaixonada por essa cidade e saí do cinema querendo voar pra lá. Bjooo
Leninha
Leninha, se prepare para ser transportada pro Vietnã com O Cheiro do Papaya Verde, um filme que nos leva pelo olhar, pelo sabor que quase sentimos e aromas que mesmo desconhecidos somos levados a sentir. Com O tempero da vida, aprendi que cada pessoa e ocasião pede uma especiaria, um tempero... Beijão!
ResponderExcluir