segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Diretor Tony Scott morre aos 68 anos

iG São Paulo
 
O diretor britânico Tony Scott, conhecido por sucessos como "Top Gun - Ases Indomáveis" e pelo recente thriller "Incontrolável" , morreu neste domingo logo após pular de uma ponte em Los Angeles, na Califórnia, segundo autoridades locais.
Ele teria sido visto parando o seu carro às 12h30 na ponte Vincent Thomas, que liga San Pedro à Ilha Terminal. Em seguida, escalou cerca de 2,5 metros e 3 metros, e se atirou ao mar, sem qualquer hesitação. O corpo do diretor foi recuperado cerca de três horas depois.
De acordo com a polícia, um bilhete foi encontrado dentro de seu veículo. Horas depois, uma carta de despedida também foi localizada em seu escritório. O conteúdo dos papéis não foi divulgado. Segundo os investigadores, não há razões para acreditar que a morte do diretor não tenha sido um suicídio.
Tony tinha 68 anos e era irmão do também diretor de cinema Ridley Scott, de clássicos como "Alien, o Oitavo Passageiro" e "Blade Runner - O Caçador de Andróides".
Nascido na Grã-Bretanha, o irmão do também diretor Ridley Scott deu início à carreira dirigindo comerciais, nos anos 70. Na década seguinte, ele rodou seu primeiro longa metragem, "Fome de Viver", de 1982, com David Bowie e Catherine Deneuve como um casal de vampiros. O filme fez pouco sucesso de público, mas se tornou um ''cult'' anos depois e contribuiu para que o diretor assinasse seu primeiro - e maior - êxito comercial.
Em 1985, os produtores Don Simpson e Jerry Bruckheimer contrataram Scott para dirigir "Top Gun". A dupla de produtores era fã de "Fome de Viver". O filme se tornou um grande êxito, faturando mais de US$ 176 milhões (cerca de R$ 354,6 milhões) e alçando o protagonista Tom Cruise à condição de ídolo hollywoodiano. O longa também abriu as portas de Hollywood para o diretor, que se tornou um disputado realizador de filmes de ação que conquistaram grandes bilheterias.
Scott também se firmou por seu estilo de edição rápida e pelos efeitos digitais que inseria em suas realizações. Ele voltaria a trabalhar com Simspon e Bruckheimer em outras produções de sucesso, como "Um Tira da Pesada 2" e "Dias de Trovão", no qual voltou a trabalhar com Tom Cruise.
Em 1992, Scott foi apresentado a um grande admirador seu, o diretor Quentin Tarantino, autor de "Cães de Aluguel" e "Pulp Fiction". Tarantino lhe entregou o roteiro de "Amor à Queima Roupa", que Scott acabou dirigindo. O filme também adquiriu o status de ''cult'', mas ao contrário de "Fome de Viver", também fez sucesso de público.
Scott também dirigiu várias produções tendo como protagonista o ator Denzel Washington, como "Maré Vermelha", "Homem em Fúria" e mais recentemente "Incontrolável".
Apesar de ter rodado vários grandes sucessos, seus filmes poucas vezes foram saudados pelos críticos e ele nunca foi indicado a um Oscar. Ele acabou tendo mais sucesso de crítica com as produções que realizou para a TV, como a série "The Good Wife", na qual foi produtor executivo juntamente com o irmão Ridley.
Recentemente, ele concluiu as filmagens de "Out of the Furnace", protagonizado por Christian Bale. O filme deve ser lançado em 2012.
Scott foi casado três vezes e deixa dois filhos de seu casamento com a terceira mulher, a atriz e modelo Donna Wilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário