segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agora é pra valer: Ettore Scola anuncia aposentadoria

Artur Xexéo

 
Não é a primeira vez que Ettore Scola diz que está abandonando o cinema. mas agora é pra valer. Em entrevista à revista italiana "Il tempo", o cineasta garantiu que este "é o momento de dizer basta sem arrependimento". Depois de algumas declarações semelhantes, Scola chegou a se envolver no projeto de um filme com Gerard Depardieu. Mas, quando estava quase tudo pronto para começar a filmar, percebeu que não estava mais interessado em dirigir. Diretor de mais 30 filmes em 40 anos de cinema, Scola afirmou que não quer ficar como "aquelas velhas senhoras que colocam salto alto e batom para estar com os jovens".
"Há lógicas de produção e distribuição que não me dizem maIs respeito. Para mim é fundamental ter liberdade de escolher e desistir. Comecei a sentir-me obrigado a respeitar objetivos que não me faziam sentir livre", relatou. "Hoje é só o mercado que faz as escolhas. Não que antes o mercado não fosse importante, mas havia mais espaço de autonomia e de exceções. Os produtores também estavam prontos para arriscar a experimentar. Claramente a crise econômica que estamos vivendo piorou ultimamente as coisas"..

O blogueiro lamenta. Scola foi responsável por alguns dos melhores momentos que vivi dentro de uma sala de cinema, como "O jantar", "A família", "Casanova e a revolução", "Paixão de amor", "Um dia muito especial" e, principalmente, "Nós que nos amávamos tanto".





Nota deste blogueiro: Scola foi um dos monstros sagrados do cinema italiano, tendo sido muitas vezes subestimado. "Nós que nos amávamos tanto" está entre os filmes mais lindos já assistidos por este que vos escreve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário