segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festival de Veneza 2012 tem concorrentes divulgados


A organização do Festival de Veneza 2012 divulgou na quinta-feira (28) a lista de filmes selecionados para sua 69ª edição. Estão na briga pelo Leão de Ouro os novos filmes de Terrence Malick ("A Árvore da Vida"), chamado "To The Wonder", e Brian De Palma, com "Passion", seu primeiro filme em cinco anos.
Ambos contam com um elenco poderoso. "To The Wonder" tem Ben Affleck, Rachel McAdams, Rachel Weisz e Javier Bardem. Já "Passion" traz McAdams de novo, agora como a algoz de Noomi Rapace ("Prometheus") num thriller homoerótico.
A competição conta ainda com nomes conhecidos do circuito de festivais, como o italino Marco Bellocchio ("Bella Addormentata"), o japonês Takeshi Kitano, que atua e dirige "Outrage: Beyond", sequência de "Outrage" (2010); o francês Olivier Assayas ("Après Mai"); o filipino Brillante Mendoza ("Thy Womb") e o sul-coreano Kim Ki-Duk ("Pieta").
Chama a atenção da inclusão do norte-americano "Spring Breakers", em que quatro garotas, lideradas pelas estrelas adolescentes Selena Gomez e Vanessa Hudgens, resolvem assaltar uma lanchonete para terem dinheiro para as férias de verão. James Franco também está no elenco. A direção é de Harmony Korine, famoso por escrever o roteiro do polêmico "Kids" (1995).
Outras estrelas que devem circular pelo Lido, ilha onde é realizado o festival, são Zac Efron e Dennis Quaid, que atuam juntos em "At Any Price".
Fora da competição, serão exibidos os novos filmes de Robert Redford e Spike Lee. O primeiro apresenta "The Company You Keep", no qual Redford também atua, ao lado de atores como Shia LaBeouf e Julie Christie. Já Spike Lee mostrará no evento o documentário "Bad 25", sobre Michael Jackson.
O veterano português Manoel de Oliveira, cineasta mais velho em atividade no mundo, aos 103 anos, estreia seu trabalho mais recente, "O Gebo e a Sombra", também fora de competição.
O festival abre com "The Reluctant Fundamentalist", de Mira Nair, que traz Kate Hudson e Kiefer Sutherland no elenco, e fecha com um filme estrelado por Gerard Depardieu, "L'Homme Qui Rit", de Jean-Pierre Ameris.
O Festival de Veneza 2012 será realizado entre 29 de agosto e 8 de setembro. O júri vai ser presidido pelo cineasta Michael Mann e terá a participação, dentre outros, da atriz britânica Samantha Morton, do diretor argentino Pablo Trapero e da atriz e modelo francesa Laetitia Casta.

Veja abaixo a lista de filmes selecionados para o Festival de Veneza 2012

"Après Mai (Something In The Air)", de Olivier Assayas (França)
"At Any Price", de Ramin Bahrani (EUA/Reino Unido)
"Bella Addormentata", de Marco Bellocchio (Itália/França)
"La Cinquième Saison", de Peter Brosens e Jessica Woodworth (Bélgica/Holanda/França)
"Lemale Et Ha’chalal (Fill The Void)", de Rama Burshtein (Israel)
"È Stato Il Figlio", de Daniele Ciprì (Itália)
"Un Giorno Speciale", de Francesca Comencini (Itália)
"Passion", de Brian De Palma (França/Alemanha)
"Superstar", de Xavier Giannoli (Bélgica/França)
"Pieta", de Kim Ki-Duk (Coreia do Sul)
"Outrage Beyond", de Takeshi Kitano (Japão)
"Spring Breakers", de Harmony Korine (EUA)
"To The Wonder", de Terrence Malick (EUA)
"Sinapupunan (Thy Womb)", Brillante Mendoza (Filipinas)
"Linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento (França/Portugal)
"Paradies: Glaube (Paradise: Faith)", de Ulrich Seidl (Alemanha/Áustria/França)
"Izmena (Betrayal)", de Kirill Serebrennikov (Rússia)


Ig Noticias

2 comentários:

  1. Pensei a mesma coisa, amigo. Há muito não me empolgo mais com De Palma e o que em tese seria o favorito é Mallick, que venceu Cannes ano passado e dificilmente seria premiado. Tem muita gente desconhecida e uns que, para mim, não rendem mais, como Belocchio. É esperar para ver.

    ResponderExcluir