quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"A vida de Adéle" vai estrear no Brasil em dezembro

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano e elogiado por críticos, La Vie D’Adèle vai chegar aos cinemas brasileiros mais cedo do que se imaginava. A distribuidora Imovision divulgou que o filme (que pode se chamar A vida de Adele ou Azul é a mais quente das cores, nome internacional do filme e o título original da HQ que inspirou o roteiro) estreia no Brasil em 6 de dezembro.
Dirigido por Abdellatif Kechiche (O Segredo do Grão e Vênus Negra, dois filmes maravilhosos) e estrelado pela beldade Léa Seydoux (de A bela Junie, Adeus minha rainha e Meia-Noite em Paris, cada dia mais linda e melhor atriz) e a estreante e revelação Adèle Exarchopoulos (Boxes), La Vie D’Adèle segue a jornada de um casal de garotas, desde o primeiro olhar até um possível fim. Tem cenas consideradas ousadas e encantou até o conservador Steven Spielberg, presidente do juri de Cannes, que se rendeu ao filme. 

Com informações do Cinema em Cena

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ninfomaníaca, de Von Trier, pronto para ser lançado na Europa

Cefas Carvalho

Admiradores e detratores, preparem suas emoções e suas críticas. Ninfomaniaca, novo filme do diretor dinamarquês Lars von Trier vem aí. Com 5 horas de duração, será dividido em duas partes, com a primeira prevista para estrear na Europa entre outubro e dezembro. O filme não possui previsão de lançamento no Brasil.
Cineasta de Anticristo, Melancolia, Dançando no escuro e outras obras primas, Trier tem o costume de fazer filmes de longa duração, mas dessa vez ele deve se superar. Com um roteiro de 268 páginas, 11 semanas de filmagens e 100 horas cortadas do material bruto de Ninfomaníaca, o resultado foram cinco horas de duração divididas em dois filmes.
A informação foi confirmada ao site norueguês Montages por Peter Jensen, produtor do filme, que ainda disse que cada filme terá duas horas e meia de duração, seguindo a saga de Joe (Charlotte Gainsbourg) desde sua infância até sua vida atual como uma viciada em sexo. Além da história levada para as telonas, Jensen também revelou planos de uma série para TV. Como se sabe, o filme terá cenas de sexo explícito, "interpretado" por atores pornôs profissionais.
A narrativa do filme será divida em oito capítulos com técnicas distintas, incluindo um capítulo inteiro filmado com a câmera parada. Uma Thurman, Willem Dafoe, Shia LaBeouf, Stellan Skarsgard e Christian Slater, entre outros, integram o elenco de peso de Ninfomaníaca. Será a terceira parceria entre a musa Charlotte e o dinamarquês, conhecido por "torturar" psicologicamente suas atrizes (mas, parece que dá certo, pois 4 delas ganharam prêmios de melhor atriz em Cannes - e outros prêmios - sob sua batuta).


Com informações do site Cinema em Cena

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cineclube Natal fará mostra "Cinesexualidade" no TCP

O Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, promoverá a mostra batizada de “Cinesexualidade”, que exibirá seis filmes cujas temáticas abordam a sexualidade humana nas suas mais diversas formas. Durante a mostra, serão exibidos os filmes "O Outro Lado de Hollywood”, “Yossi & Jagger”, “Amigas de Colégio” (foto), “Morrer Como Um Homem”, “Procura-se Amy” e “Bent”, que tratam de temas como dilemas da sexualidade, sexualidade na adolescência, identidades sexuais e de gênero.
O objetivo da mostra é estimular a discussão acerca de temas que ainda hoje são colocados de lado quando se fala em sexualidade, que indiscutivelmente o cinema ajudou a popularizar, desmitificando preconceitos e tabus.
A seleção dos longas foi meticulosamente pensada, de modo que tentam esquadrinhar os limites da sexualidade, colocando em xeque as certezas, nosso senso de “normalidade” e nossos próprios preconceitos.
A primeira sessão da mostra acontecerá na terça-feira, 10 de setembro, e segue nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro, sempre às 18:30 horas no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. As sessões cobram uma taxa de quatro reais de manutenção.


Nota do blogueiro: Excelente seleção. Dos seis filmes assisti três. "Amigas de colégio" é um sensível filme sueco do ótimo Lucas Moodyson (do terrível "Um vazio no meu coração"), excelente e suave. "Procura-se Amy" é um divertido filme de Kevin Smith com Ben Affleck e Matt Damon em começo de carreira, e "Bent" é um filme sensível e de alto nível. Dos outros três, tenho vontade de assistir O outro lado de Hollywood, mas, os outros dois chamam a atenção. Parabéns ao Cineclube pela escolha dos filmes (embora o alemão "Aimée e Jaguar" e o indiano "Fogo" tivessem plenas condições de estar na lista).