segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cineclube Natal inicia Semana do Filme Cult no TCP


Andressa Vieira

Maio, mês em que é comemorado o sexto aniversário do Cineclube Natal, trás uma programação convidativa a qualquer cinéfilo. Além das sessões sacramentadas do Cineclube Natal (Cine Assembléia, Cinéphilie e Cine Mãe Luíza), será realizada também a V Semana do Filme Cult, de 16 a 22 de maio.
A já tradicional Semana do Filme Cult chega a sua quinta edição, através da parceria do Cineclube Natal com o crítico Rodrigo Hammer e a Fundação José Augusto. Sempre com uma programação voltada para filmes cultuados, mas constantemente obscuros (indo do trash ao experimental, do erótico ao surreal), o evento traz tantos filmes que carregam algumas décadas nas costas quanto os filmes que acabaram de ser lançados, como é o caso de A Centopéia Humana, de 2009.
O diferencial – e a essência – do Cineclube é a discussão pós-filme, visando alimentar o lado crítico de quem participa e a formação de público para determinados gêneros de filmes, cujos espaços nas grandes empresas de cinema são reduzidos.
As sessões da Semana do Filme Cult serão exibidas no Teatro de Cultura Popular (TCP), a partir das 18h30. A programação será composta por seis longas-metragens que vão desde a animação tchecoslovaca Alice (1988), até o noir de John Parker, Dementia (1955). Associados aos longas, também serão exibidos curtas-metragens. A programação se estenderá por toda a semana, de segunda a domingo, contudo, por motivo de pauta do TCP, não haverá sessão na quarta-feira (18).
Programação
16 – Segunda-feira
O HOMEM DE PALHA
(1973) Direção: Robin Hardy Com Edward Woodward, Christopher Lee, Britt Ekland.Policial é chamado a vilarejo em ilha para investigar desaparecimento de menina e se depara com macabro culto.
17- TERÇA-FEIRA
PALHAÇOS ASSASSINOS
(1989)
Direção: Victor Salva Com Nathan F. Winters, Brian McHugh, Sam Rockwell. Três irmãos isolados numa casa sãoameaçados por três dementes foragidos que roubam fantasias de palhaços de circo.
19 - QUINTA-FEIRA
DEMENTIA
(1955)
Direção: John Parker
Com Adrienne Barrett, Bruno VeSota, Ben Roseman. Mulher desperta num quarto de hotel barato e encontra diversos personagens noite adentro que a aterrorizam por circunstâncias ligadas a um passado sombrio.
20 - SEXTA-FEIRA
ALICE
(1988) - foto acima.
Direção: Jan Svankmajer. Com KristýnaKohoutová Bizarra adaptação do Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, na qual, à exceção da protagonista, todo o casté de fantoches manipulados pelo realizador.
21- SÁBADO
OS OLHOS SEM ROSTO
(1960) Direção: Georges Franju Com Pierre Brasseur, AlidaValli, Juliette Mayniel.
Brilhante cirurgião rapta jovens com a finalidade de remover partes de seus rostos e implantá-las no de sua filha desfigurada.
22-DOMINGO
A CENTOPEIA HUMANA
(2009) Direção: Tom Six Com Dieter Laser, Ashley C. Williams, AshlynnYennie. Cientista louco sequestra trio de turistas a fim de “remontá-los” como uma nova espécie de animal: uma centopéia humana formada pela emenda de suas bocas com seus retos.

3 comentários:

  1. Andressa, Cefas, de todos esses só vale a penao francês OS OLHOS SEM ROSTO. Um grande thriller.
    Abração,


    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito!! Mas amigo Cefas é que gosta desse tipo de filme... Eu ainda tento, mas tenho sérias impressões de que não vou longe haha

    ResponderExcluir
  3. Mestre Nahud e Andressa, pois em verdade nos digo que já nesta segunda 16 assisti no TCP a "O homem de palha" e adorei! Filmão inglês da Hammer, misturando thriller de suspense com paganismo x cristianismo. E que venha "Os olhos sem rosto, então".

    ResponderExcluir