terça-feira, 10 de maio de 2011

Seis filmes têm a missão de tirar Palma de Ouro da Europa


Mariane Morisawa

A Europa tem 70% de chances de levar a Palma de Ouro neste Festival de Cannes 2011, que traz uma programação forte em sua 64ª edição, que se estende desta quarta-feira (11) a 22 de maio. Se no ano passado uma esquadra asiática tomou conta da competição – e levou o prêmio máximo, com “Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas”, de Apichatpong Weerasethakul –, em 2011 o Oriente comparece apenas na figura dos japoneses “Hanezu no Tsuki”, de Naomi Kawase, e “Ichimei”, de Takashi Miike, e do israelense “Hearat Shulayim”, de Joseph Cedar.
Já a Oceania concorre com o australiano “Sleeping Beauty”, de Julia Leigh, e a América, com os norte-americanos “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick, e “Drive”, de Nicolas Winding Refn. São esses seis filmes que tentam a difícil missão de tirar a Palma de Ouro dos europeus, que competem com nada menos que 14 filmes – quatro franceses, sem contar as coproduções, mais representantes de Turquia, Itália, Espanha, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Áustria e Reino Unido.
Depois de uma ausência total de diretoras na competição do ano passado, em 2011 há a presença de quatro cineastas mulheres, um recorde: a japonesa Naomi Kawase (com “Hanezu No Tsuki”), a francesa Maïwenn (“Polisse”), a australiana Julia Leigh e a britânica Lynne Ramsay (“We Need to Talk About Kevin”).
Dois estreantes disputam a Palma de Ouro e a Caméra D’Or, prêmio dado a cineastas em primeiro filme eleito entre todas as seções oficiais e paralelas: a já citada Julia Leigh e o austríaco Markus Schleinzer, que foi diretor de elenco de filmes de Michael Haneke e agora debuta na direção com “Michael”. Eles tentam roubar a Palma de Ouro de veteranos como Lars Von Trier, vencedor por “Dançando no Escuro”, que volta com “Melancolia”; Nanni Moretti, ganhador por “O Quarto do Filho”, que concorre por “Habemus Papam”; e Jean-Pierre e Luc Dardenne, premiados por “Rosetta” e “ A Criança”, que tentam a façanha do terceiro troféu com “Le Gamin au Vélo”. Outro veterano do festival é o espanhol Pedro Almodóvar, que retoma sua parceria com Antonio Banderas no suspense "La Piel que Habito".
O júri que escolherá o vencedor da Palma de Ouro e dos demais prêmios da competição oficial é presidido pelo ator Robert De Niro e composto pelo cineasta francês Olivier Assayas, pela atriz argentina Martina Gusman, pelo diretor do Chade Mahamat-Saleh Haroun, pelo ator inglês Jude Law, pela produtora de Hong Kong Nansui Shi, pela atriz americana Uma Thurman, pelo diretor de Hong Kong Johnnie To e pela roteirista norueguesa Linn Ullmann.

Um comentário: