quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os 10 filmes que a poeta Adélia Danielli levaria para uma ilha deserta


1 - Apocalypse Now – EUA; 1979 direção: Francis Ford Coppola
Filme que reúne tudo que um excelente filme deve ter. Roteiro, fotografia, direção trilha sonora e atores incríveis, fazem desse filme um daqueles impossíveis de se esquecer. Destaque para a primeira cena com fundo musical de “The End” do “The Doors”. E o ataque aéreo ao som da “Cavalgada das Valquírias” de Wagner.

2 – Valentin -  Argentina; 2004 direção :  Alejandro Agresti
Se passa na década de 60 na Argentina  e a história gira em torno de um garoto de 9 anos chamado Valentin. Com pitadas de humor e uma fotografia aconchegante, esse drama de cortar coração tem como principal atração o vesguinho  e esperto  por quem não tem como não se apaixonar.

3-  Waking Life – EUA; 2001  direção: Richard Linklater
Literalmente um sonho  em que  faz o com que pensemos  em qual momento de fato estamos dormindo, ou acordados. Recheado de questões filosóficas, políticas, antropológicas e éticas, o que mais prende são as animações intercaladas com uma chuva de ideias constantes.

4-  Girl, interrupted   (Garota Interrmpida)  – EUA; 1999  direção: James Mangold
Ambientado em um hospital psiquiátrico, traz dramas de distúrbios mentais e inadequações  que por mais distantes que possam parecer,  geram uma forte identificação de cunho feminino.

 
5 - Les invasions barbares ( As Invasões Bárbaras) – França/ Canadá; 2003 direção: Denys Arcand
Filme inteligente, sensível, engraçado mesmo tratando de um tema aparentemente tão difícil. A morte. A beira da morte um homem reúne os amigos de vários anos, e parte da família para viver seus últimos momentos. Faz a gente pensar sobre o que de fato vale à pena nessa estrada.

6 - Zeitgeist: Addendum  EUA; 2008 direção: Peter Joseph
Segundo filme de uma trilogia o Zeitgeist: Addendum é imperdível, não só para cinéfilos, mas para todo e qualquer ser humano contido nesse sistema de  podres poderes financeiros, religiosos e midiáticos que só nos causam dívidas e prejuízos. Documentário rico em informações e ideias altamente baseadas e capazes de causar grandes transformações quando assimiladas. Acho esse filme necessário.

7 - Lisbela e o Prisioneiro  Brasil; 2003 direção: Guel Arraes
Porque sempre que está passando na tv não consigo não assistir. Engraçado com ótima trilha sonora. Destaque pra Cordel do Fogo Encantado, Elza Soares e Zé Ramalho.

8 -  Melancholia (Melancolia) Suécia, França,  Alemanha e Itália; 2011 direção Lars Von Trier

Filme lindo, forte, cheio de peso emocional, e dor, muita dor. Até o planeta Melancholia chegar e acabar com tudo. Fim. (?)


9 –  Baraka  USA ; 1992 direção Ron Fricke  
Documentário só de imagens, gravado em 23 países: Argentina, Brasil, Camboja, China, Equador, Egito, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Quênia, Kuweit, Nepal, Polônia, Arábia Saudita, Tanzânia, Tailândia, Turquia e EUA. Filme único para lembrar que planeta incrível vivemos.


10 -  Fahrenheit 451 Reino Unido; 1966 direção  François Truffaut
Filme de um futuro hipotético onde os bombeiros são homens encarregados em não permitir que existam livros, tendo como função queima-los. Faz pensar na loucura humana, no amor aos livros, conhecimentos e arte. Impossível não ficar impactado com a história.


Adélia comenta: “Ai segue minha difícil lista. Pra quem ver tantos filmes e ama tanto cinema como eu, é bem complicado escolher dez. Mas, amei a tarefa de pensar e escolher alguns, obrigada pela oportunidade de fazer isso”.

Um comentário: