segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto “Cinema para todos” teve início nesta segunda-feira, 10, em Extremoz com cursos

O Instituto Técnico de Ensino e Cultura (ITEC) iniciou nesta segunda-feira, 10, em Extremoz, curso de cinema no período da manhã e da tarde, na Fundação de Cutura Aldeia do Gaujirú. Há seis anos o ITEC vem colocando o projeto “Cinema para todos” em prática nas cidades e na capital do Rio Grande do Norte. Na abertura do curso o prefeito Klauss Rêgo foi representado pela presidente da fundação, Leda Medeiros.

Em Extremoz, 15 alunos, todos do município, vão aprender sobre os vários aspectos de como fazer cinema. “O objetivo desse projeto é simples”, disse Carlos Tourinho, presidente do ITEC. “Queremos ensinar cinema para quem quer aprender a fazer cinema. Trata-se de uma oficina integrada, em dois expedientes, inclusive sábados e domingos. Uma imersão na arte de fazer cinema” completou Tourinho. O curso será realizado em três oficinas: Criação de roteiros para filmes de ficção, fotografia e câmera para cinema e vídeo e direção e produção de filmes.

 O instituto, considerado como ‘Ponto de Cultura’ arrecada recursos federais por meio do Ministério da Cultura e já alcançou cerca de 60 municípios do RN, tendo produzido 15 filmes de qualidade na categoria curta metragem, sendo que quatro deles foram premiados em festivais.


Equipe

 O cineasta Carlos Tourinho, com mais de 40 anos de carreira, conta com uma equipe de peso, formada por Geraldo Cavalcante (Roteiro), Roberto Wagner (Edição), Berta Colombieri (Produção) e o próprio Tourinho (Direção de cinema e direção de fotografia e câmera).

O objetivo do projeto é o de preparar as pessoas para capacitação profissional em várias áreas do cinema, como por exemplo: roteiro, direção de fotografia e câmera para cinema e vídeo, edição e vários outros ofícios como cenografia, figurinos, ator, continuísta, técnico de som, etc.

“Fomos os pioneiros no ensino do cinema no Rio Grande do Norte, com vários alunos já no mercado de trabalho”, informou Tourinho. “Temos equipamentos de última geração e de alta resolução ‘Full HD’, câmeras fotográficas que filmam com qualidade e equipamentos de iluminação, entre outros. No curso o aluno aprende com novas tecnologias, inclusive com máquinas fotográficas do tipo Canon 60D e Canon 7D”, concluiu Tourinho. (LS).



Serviço

 Cinema Para Todos

Fundação Cultural Aldeia do Guajirú, rua Guadalajara, S/N, Centro antigo de Extremoz

O curso tem duração de 15 dias, iniciado em 10 de dezembro.

15 alunos

De 08h às 11h e de 14h às 17h

Informações: 9429-4145

Foto: Divulgação

Um comentário: