quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Garimpando as canções pop-rock incidentais dos filmes de Christophe Honoré

Cefas Carvalho

Que praticamente todos os filmes de Christophe Honoré tem trilha sonora feita por Alex Beaupain todo cinéfilo sabe. E nessas trilhas inclui-se as belíssimas canções de musicais como Os bem amados e Canções de amor. Mas, Honoré também é craque em selecionar músicas incidentais para cenas chaves de seus filmes. Sempre me chamou a atenção em Os bem amados, duas canções pop-rock que pontuavam em cenas dramáticas, alternando entre as composições de Beaupain. Aproveitando uma madrugada insone decidi "caçar" as tais canções. E quem procura, já diz o ditado, acha!
Uma nem era das mais difíceis. Em uma das cenas finais do filme, quando Madeleine (Catherine Deneuve) e Clement (Louis Garrel) saem de Reims rumo a Paris para a rue Darcet, ouve-se uma versão quase tecno belíssima do clássico I go to sleep, da banda inglesa The Kinks, depois regravada pelo The Pretenders (a musa Chryssie Hynde namorava Ray Davis, do The Kinks à época). Acabei descobrindo que a versão do filme é uma regravação feita pela cantora e compositora alemã Anika, que tem uma voz andrógina e é também jornalista política e militante cultural.

A segunda canção aparece quando Vera (Chiara Mastroanni) vai a Londres encontrar Henderson (Paul Schneider) e ao entrar no pub onde ele toca bateria, ouve-se uma canção agridoce com uma letra triste (Forget the horror here... I´m the fury in your head...). Pois descobri que trata-se de Spanish Sahara da banda inglesa Foals, da qual já havia ouvido falar, mas não escutara nada. Pois tanto a música como o clipe são intensos e melancólicos e já entraram para meu set list pessoal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário