Cinema, temas polêmicos e debate. Essa será a receita para os alunos da Escola Estadual Régulo Tinôco na noite desta quinta feira (28). O Cineclube Natal, em parceria com a Assembleia Legislativa, promove a segunda sessão do Cine Assembleia, ocasião em que os alunos de uma escola da rede pública são convidados a irem à Assembleia Legislativa para assistirem a um filme de conteúdo moral relacionado a escolas e, em seguida, fazem uma discussão a fim de trocarem impressões acerca da produção. A Assembleia encarrega-se do transporte dos alunos. A sessão é aberta a todos.
O projeto, que tem como objetivos o incentivo à cultura no meio escolar e a formação de público para gêneros de filmes diferenciados, não é exclusivo para os alunos das escolas convidadas. Toda a comunidade que tenha disponibil idade de comparecer à Assembleia Legislativa, às 18h, nas últimas quintas-feiras de cada mês pode assistir aos filmes e participar das discussões realizadas acerca das produções exibidas.
Para Nelson Marques, vice-presidente da instituição, a discussão é a essência do cineclubismo. “O que nós fazemos é formação de público, não é uma sessão de cinema pura e simples. É necessário aprender a como ver um filme”, explica.
O filme a ser discutido será o também francês “Os incompreendidos” (1959), do diretor François Truffaut, que narra o difícil e perigoso caminho percorrido pela personagem principal, Antoine Doinel, ao sair de casa, já que seus pais pareciam não se importar realmente com ele, e abandonar a escola, uma vez que aquele não era mesmo o seu ambiente preferido.
A entrada é franca, a pipoca é por conta da casa e o filme vale à pena ser assistido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário