segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cineclube Natal realiza 7ª Semana do Filme Cult

Cefas Carvalho

(Com informações do 
Cineclube Natal) 


Comédia romântica? Final feliz? Cenas edificantes? Heróis bonzinhos? Narração cronológica? Bons sentimentos? Esqueça tudo isso. Parafraseando um clássico da banda Titãs, na programação da 7ª Semana do Filme Cult, realizada pelo Cineclube Natal, só filme escroto é que vai ter. Como sabem os cinéfilos, filmes Cult são aqueles que não passam na sessão da tarde, que não dá para ver com mainha e voinha e que não tem para vender por 2 real no Piratex da esquina. São filmes estranhos, controversos, muitas vezes execrados no lançamento, muitas outras vezes sequer são bons filmes, mas, tornam-se objeto de culto, seja pela esquisitice, seja pela maneira como investigam temas como sexo e violência.

 Mas pessoas dos cineclubistas e cinéfilos Nelson Marques e Gianfranco Marchi – além do crítico de Cinema Rodrigo Hammer, o Cineclube vai levar ao público natalense um punhado de filmes que hoje ostentam o controverso rótulo de “Cult Movies”, ou seja, ganham valorização crescente por parte de cinéfilos e pesquisadores mundo afora.

Na abertura, nesta terça-feira dia 21, o cultuadíssimo O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, 1951) traz uma amostra da paranoia norte-americana durante a Guerra Fria, quando os “invasores” da Cortina de Ferro poderiam se materializar – metaforicamente – como alienígenas em alguma região distante do globo. Produzido com orçamento baixo, ficou restrito às programações “double feature” dos drive-ins durante mais de cinco décadas, até ganhar edições modestas em VHS.

Confira a programação inteira abaixo. Não assisti ainda a nenhum dos filmes selecionados, mas,  registro que meu preferido desde já é o lendário O Incrível Show de Torturas (Bloodsucking Freaks, EUA, 1976), que ouço falar há anos. Trash completo que mistura sexploitation, tortura e mobidez. 


PROGRAMAÇÃO


21/05 – Terça-Feira

O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, EUA, 1951)

Direção: Edgar G. Ulmer

Elenco: Robert Clarke, Margareth Field, Raymond Bond

Sinopse – A aproximação de um planeta desconhecido rumo à Terra coincide com o aparecimento de um extraterrestre numa remota ilha escocesa, onde causará comoção.

____________________________________

22/05 – Quarta-Feira

Mangue Negro (Mangue Negro, BRA, 2008)

Direção: Rodrigo Aragão

Elenco: Ricardo Araújo, Kika de Oliveira, Walderrama dos Santos

Sinopse – Invasão de zumbis “brotados” do mangue aterroriza comunidade do Espírito Santo. Revolucionário para o gênero, o filme ganhou admiradores graças ao roteiro e competência técnica.

____________________________________

23/05 – Quinta-Feira

O Incrível Show de Torturas (Bloodsucking Freaks, EUA, 1976)

Direção: Joel M. Reed

Elenco: Seamus O’Brien, Luis de Jesus, Viju Krem

Sinopse – O mágico Sardu e seu assistente Ruphus apresentam um show onde as atrações são assassinadas cruelmente, às vistas da plateia.

____________________________________

24/05 – Sexta-Feira

A Mulher das Dunas (Suna No Onna, JAP, 1964)

Direção: Hiroshi Teshigahara

Elenco: Eiji Okada, Kyôko Kishida, Iroko Itô

Sinopse – Clássico do Cinema Fantástico narra a história de entomologista aprisionado por mulher cujo objetivo é localizar filho e marido soterrados na areia. Um relacionamento bizarro se desenvolve.

_____________________________________

25/05 – Sábado

Os 5.000 Dedos do Dr. T (The 5.000 Fingers of Dr. T, EUA, 1953)

Direção: Roy Howland

Elenco: Peter Lind Hayes, Mary Healy, Hans Conried

Sinopse – Professor de piano de um menino tem como plano forçar 500 crianças a praticar em seu gigantesco teclado 24 horas por dia. Considerada a melhor adaptação do Dr. Seuss para o Cinema.

_______________________________________

26/05 – Domingo

Força Diabólica (The Tingler, EUA, 1959)

Direção: William Castle

Elenco: Vincent Price, Judith Evelyn, Darryl Hickman

Sinopse – Encarregado de autópsias num presídio, cientista desenvolve teoria de acúmulo de energia a partir do grito de horror humano para alimentar terrível criatura vertebrada.

________________________________________

SERVIÇO

VII Semana do Filme Cult

Promoção: Cineclube Natal e Fundação José Augusto

Período: de 21 a 26 de Maio

Local: TCP – Teatro de Cultura Popular Chico Daniel

Endereço: Rua Jundiaí, 641 – Tirol

Horário: 18h30

Informações: (84) 3232-5306

Entrada: R$ 4,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário