domingo, 4 de agosto de 2013

A Paris do cinema

Cefas Carvalho

Cinéfilo e francófilo que sou, ganhei um presente dos deuses dos amigos Tê e Fran, em recente viagem que fiz a Nantes, cidade de sonhos no vale do Loire, interior da França. Um presente daqueles de deixar a pessoa com o sorriso do gato de Alice. Trata-se do livro Le Paris do Cinema (A Paris do cinema), de Vincent Perez (sim, aquele ator de Cyrano, Indochina e A Rainha Margot) e Philippe Durant, pelas Editions Favre, 2011. A obra é um deleite; os autores separam os capítulos pelos 20 arrondissemants, os distritos em espiral que formam a cidade-luz.
A partir daí, a obra mostra cada rua, avenida, praça ou localidade que serviram de locações de filmes famosos, serviram de moradia para atores e cineastas ou simplesmente abrigaram cinemas lendários. Tudo explicando os filmes e locais em seus contextos e com mapas e índices dos filmes citados. Fotos dos filmes e também recentes dos lugares listados. Uma preciosidade de cuidado e bom gosto. 

 Alguns dos filmes mais citados são clássicos pessoais meus como O fabuloso destino de Amélie Poulain, coalhado de locações em Montmartre, bairro onde se passa quase todo o filme. Estão no livro a 15, Rua Lepic, onde funciona de verdade até hoje (embora sem o mesmo charme e sem a tabacaria da Georgette) o Deux Moulins, onde Amélie trabalha como garçonete. Amélie também é citado em diversos outros trechos como no verbete da Basilique de Sacre-Coeur (onde foram filmadas outras muitas películas) e no da Rue de Trois-fréres (a quitanda de Colignon). A mesma rue de Trois-frére - belíssima rua que tive o privilégio de conhecer - é citada como cenário de um filme bem interassante, Ronin, de John Frankeiheimer.
Claro que filmes americanos e italianos que tiveram Paris como locação foram citados. Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino, aparece, já que na 12, rue de Championet, em Montmartre, há o bistrô onde Soshanna está lendo um livro e é abordada pelo soldado alemão. Filmes como Charada, Cinderela em Paris e Paris blues são registrados no livro. O último tango em Paris está lá, claro. Mas, a obra é prioritariamente francesa. Filmes dos mestres Godard e Truffaut e de gente boa como Yves Robert, Claude Lelouch, Cedric Klapish, Claude Berri, Jacques Berry e muitos outros estão lá registradas.

Filmes clássicos tem as cenas e suas locações esmiuçadas. Claro que toda leitura provoca suas desilusões. Descobri, por exemplo, que grande parte de Os amantes da Pont neuf, filme maravilhoso de Leos Carax, foi gravado em uma Pont neuf cenográfica construída na cidade de Montpellier, já que ele só obteve autorização para filmar na ponte verdadeira por três semanas, tempo insuficiente para concluir o filme.
Também descobri com a leitura do livro que a Pont de la Mare, na rue de la Mare,  no 20 arrondissemant, onde Jeanne Moreau (de bigode), Henri Serre e Oskar Werner correm em cena clássica de Jules e Jim, de Truffaut, foi demolida.
Claro que o livro não é perfeito, devido ao número absurdo de filmes gravados em Paris e das preferências dos autores. Particularmente, senti falta dos filmes de Christophe Honoré (Canções de amor e Os bem amados se passam em ruas do 10 Arr e Montmartre, e em breve uma outra crônica sobre esse tema), tão situados em ruas e praças parisienses. Também não achei Sinfonia de amor no livro, talvez por ser visrtualmente uma visão estilizada de Paris. Achei exagerado o espaço dado ao blockbuster O código Da Vinci. Mas, nada que comprometa o livro, verdadeiro guia para cinéfilos e mapa para quem quiser visitar a cidade-luz com base nos cenários cinematográficos, afinal, a cidade já é em si um cenário de cinema.




2 comentários:

  1. Cefas também somos cinéfilos e francófilos e tenho um monte de livros que falam dessa França e dessa cidade encantadora. Não sei se vc conhece o do rui Castro que dá uma boa caminhada pelos "arrondissemnts". Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Raimunda, que legal saber disso. Se puder me enviar por e-mail os nomes de alguns desses livros, agradeceria muito. Conheço sim o do Rui, mas, ainda não o li, está na linha lista de livros cobiçáveis. Abração em vcs.

    ResponderExcluir