sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lars Von Trier: Gênio (ou picareta?) prepara retorno com “Melancolia”


 Assim como David Lynch, Cronnenberg e os irmãos Coen, Miike, Pasolini, entre outros o dinamarquês Lars Von Trier divide os cinéfilos. Para uns, é um gênio. Para outros, quase sempre um picareta. Não sou de ficar em cima do muro, muito menos em assuntos cinematográficos, mas confesso que tenho meus altos e baixos com Von Trier. Meu primeiro contato com o cidadão foi no início dos anos 90, quando “Europa” era sensação nos cineclubes. Depois gostei muito de “Ondas do destino”, filme depressivo e estarnho, com Emily Watson em interpretação espetacular. Em seguida veio o golpe publicitário do Dogma 95, aquele papo-cabeça de fazer filmes quase documentais sem trilha, com câmera na mão etc. Daí “Os idiotas”, filme apenas mediano, mas a publicidade do Dogma projetou o nome de Von Trier, que quebrou o próprio movimento com “Dançarina no escuro”, que adorei (apesar – ou por causa – dos excessos e de Bjork). Também fui conquistado por “Dogville” e sua esperteza da marcação no chão, e depois achei “Manderlay” fraco. Aí veio “Anticristo”, que um lado meu gostou e outro não conseguiu entender o que Trier quis dizer (nem engoliu aquela raposa dizendo que “O caos reina”). Mas, o prólogo e o epílogo do “Anticristo” são das melhores coisas já filmadas na história do cinema. Agora, o dinamarquês se prepara para mais um Festival de Cannes – onde já foi aplaudido de pé e vaiado – com “Melancolia”, que parece um drama, mas talvez seja uma ficção-científica, ou talvez nada disso, com o homem nunca se sabe. Pelo trailler, acho que vou gostar. Ou não, como diria Caetano.

Um comentário:

  1. Fiquei impressionado com o trailer.
    E que elenco!
    Mas realmente não sou dos fanáticos por Von Trier.


    Abraço bom,

    O Falcão Maltês

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