terça-feira, 22 de maio de 2012

Sobre Morrissey e cinema

Cefas Carvalho

Neste dia 22 de maio, o cantor e compositor inglês Morrissey completa 53 anos. Para os iniciados, desnecessário se estender sobre vida e obra do bardo de Manchester que salvou a vida de muita gente mundo afora com suas canções sobre desamor, deseperança e desespero. Quem não o conhece, que procure saber algo sobre o artista pop que há mais de 20 anos desafia convenções e mantém um trabalho com integridade e respeito aos fãs, ou melhor, aos devotos. Mas, como este é um blog sobre cinema, vamos fazer o link de Mozza com a sétima arte. Seguem abaixo os seguintes vídeos.

1) Cena do filme "Os bem amados", do francês Christophe Honoré, onde a atriz ítalo-francesa Chiara Mastroianni e o ator americano Paul Schneider cantam pelas ruas londrinas (tão cantadas por Morrissey) a belíssima "Ici Londres", de Alex Beaupain. Duas as citações ao artista inglês: No meio da  canção, os atores cantam o verso "Heaven knows I´m miserable now", título de uma das canções clássicas do The Smiths. A outra é a camisa usada por Chiara, com uma estampa de Oscar Wilde com os dizeres "Smiths is dead", que Morrissey muito usou após o término da banda.



2) Cena do clássico inglês "Um gosto de mel - A taste of honey", de Tony Richardson. O filme é baseado na peça teatral de Shealagh Delaney, que a escreveu com apenas 19 anos, e que é a obra literária favorita de Morrissey. A trama da peça  - sobre gravidez na adolescencia e desamor - é contada na canção "That night has opened my eyes" e vários versos da peça estão em letras das canções de Mozza, com destaque absoluto para "I dreamt about you last night and I felt out to bed twice" (Sonhei com você noite passada e caí da cama duas vezes) na letra de "Reel around the fountain".


3) cena clássica de "Gruppo de famiglia in un interno", do italiano Luchino Visconti, um dos meus cineastas preferidos. O filme, que recebeu no Brasil o nome brega de "Violência e paixão", fala sobre um professor que não se adapta aos tempos modernos e se vê obrigado a interagir com uma família desajustada. A cena que se segue (Burt Lancaster flagrando os jovens bebendo e fazendo sexo) é de uma poesia e um lirismo poucas vezes alcançado na história do cinema. Meu filme favorito de Visconti, que dirigiu 2 dos maiores filmes da história: "Rocco e seus irmãos" e "O leopardo". Ah, o que tem a ver com Morrissey? É que na canção "You have killed me", de 2006, ele canta em um dos versos "Visconti is me" (Visconti sou eu) para em seguida citar filmes e locações do cinema italiano.




2 comentários: