Cefas Carvalho
Neste sábado dia 23, um dis antes do Oscar, a festa maior da indústria do cinema americano, aconteceu a premiação do Independent Spirit Awrads, prestigiado prêmio dos melhores filmes independentes (aqueles feitos com orçamento limitado e por estádios de médio e pequeno porte) do ano nos EUA. Há anos, acompanho com atenção este prêmio, que valoriza filmes que dificilmente teriam distribuição e visibilidade.
O favoritismo neste ano ficou entre Indomável sonhadora e O lado bom da vida (que também concorrem ao Oscar). Eu torci pelo primeiro, filme que considero maravilhoso. Mas, deu a comédia romântica de David O. Russell, filme que gostei mas não vejo como merecedor de tantos prêmios e paparicos, principalmente pelo final "fácil" e previsível.
Bem, O lado bom da vida venceu como filme, diretor, roteiro e atriz. Também considero estranho a ausência de Moonrise kingdom dos prêmios, filme sensacional que não vem recebendo a devida atenção.
O troféu de melhor ator foi para John Hawkes por seu trabalho em As Sessões, filme que tenho vontade de assistir e que do favoritismo inicial do começo da temporada de prêmios, passou a negligenciado. Helen Hunt, companheira de Hawkes no drama, ganhou como melhor atriz coadjuvante.
O prêmio de melhor filme internacional foi, claro, para Amor, do austríaco Michael Haneke. Vencedor do Globo de Ouro e Bafta de filme estrangeiro, se vencer o Oscar neste noite vai ter vencido absolutamente todos os prêmios importantes que poderia ganhar (venceu Cannes, lembrem-se).
O prêmio de melhor filme a cargo de um diretor novato foi para As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, enquanto que o prêmio de melhor roteiro estreante foi para "Safety Not Guaranteed", de Derek Connolly. O prêmio de melhor fotografia foi para Ben Richardson, por "Indomável Sonhadora, e de melhor documentário para "The Invisible War", de Kirby Dick.
Veja lista dos vencedores:
Melhor Filme
"O Lado Bom da Vida"
Melhor Ator
John Hawkes - "As Sessões"
Melhor Atriz
Jennifer Lawrence - "O Lado Bom da Vida"
Melhor Diretor
David O. Russell – "O Lado Bom da Vida"
Melhor Documentário
"The Invisible War" - Directors/Producers: Ken Burns, Sarah Burns, David McMahon
Melhor Roteiro
"O Lado Bom da Vida" - David O. Russell
Melhor Cinematografia
Ben Richardson - "Beasts of the Southern Wild"
Melhor Ator Coadjuvante
Matthew McConaughey em "Magic Mike"
Melhor Atriz Coadjuvante
Helen Hunt em "As Sessões"
Melhor Primeiro Filme
"As Vantagens de Ser Invisível"
Melhor Primeiro Roteiro
Derek Connolly por "Sem Segurança Nenhuma"
Melhor Documentário
The Invisible War
Melhor Filme Estrangeiro
"Amor" (Áustria)
Melhor Fotografia
Ben Richardson por "Indomável Sonhadora"
Prémio Produtores Piaget
Mynette Louie por "Stones in the Sun"
Prémio Truer Than Fiction
"The Waiting Room", de Peter Nicks
Prémio Someone To Watch
Adam Leon por "Gimme The Loot"
Prémio John Cassavetes
"Middle of Nowhere"
Nenhum comentário:
Postar um comentário